Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Gripe aviária mata 164 mamíferos marinhos no Sul do país

Autoridades do Rio Grande do Sul revelam que os animais mortos estão sendo enterrados para prevenir novas infecções

Economia|Do R7

Animais foram encontrados ao longo de 45 km da costa
Animais foram encontrados ao longo de 45 km da costa

Pelo menos 164 lobos e leões-marinhos foram encontrados mortos nas praias de um município do Rio Grande do Sul devido à gripe aviária, anunciaram nesta sexta-feira (20) autoridades locais.

Nos últimos dias, foram recolhidas carcaças de 164 lobos e leões-marinhos, informou à AFP a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, que atribuiu as mortes ao vírus da gripe aviária.

Os animais foram encontrados ao longo de 45 km da costa e estão sendo enterrados, para prevenir novas infecções, ressaltou a prefeitura.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


O local fica a cerca de 20 km da fronteira com o Uruguai, onde foi reportada recentemente a morte de cerca de 400 lobos e leões-marinhos, também atribuída à gripe.

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou no começo do mês o primeiro foco da doença em mamíferos marinhos do país, na praia do Cassino, também no Rio Grande do Sul. O Brasil, no entanto, mantém o status de país "livre da influenza aviária, por não haver registro da doença na produção comercial", ressaltou o governo.


Leia também

Países como Peru, Chile e Argentina também registraram mortes em sua fauna marinha devido ao vírus, que causa graves problemas musculares, neurológicos e respiratórios.

Embora o contágio em seres humanos seja incomum, autoridades recomendam que as pessoas não se aproximem de animais mortos ou doentes e que mantenham os animais de estimação afastados dos focos.

© Agence France-Presse

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.