Economia Guedes troca secretário da Fazenda após embates sobre o Orçamento

Guedes troca secretário da Fazenda após embates sobre o Orçamento

Waldery Rodrigues será substituído no posto pelo atual secretário do Tesouro, Bruno Funchal

Agência Estado
Atuação de Waldery estava desgastada no governo

Atuação de Waldery estava desgastada no governo

Divulgação/Ministério da Economia 21-5-2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, demitiu nesta terça-feira (27) o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, após embates na sanção do Orçamento de 2021.

O escolhido para assumir o cargo é o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O anuncio da saída de Waldery surge após uma série de impasses em torno da sanção do Orçamento de 2021, que sofreu um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões.

De acordo com a publicação, relatos apontam que Waldery gostaria de ficar no cargo até junho, mas o Orçamento mostrou a necessidade de antecipar a troca de cadeiras, já que a condução do processo pelo atual secretário foi muito criticada pela ala política do governo.

O secretário especial de Fazenda também já esteve na mira do presidente Jair Bolsonaro no ano passado, quando defendeu congelar aposentadorias e mexer no seguro-desemprego para liberar recursos ao Renda Brasil, como era chamada a proposta de reformulação dos programas sociais. Na época, Bolsonaro ameaçou dar "cartão vermelho" a Waldery.

Últimas