Haddad se reúne com ministros da Argentina, Rússia e China nesta semana
Agenda começa nesta terça na Argentina, para cúpula do Mercosul, e se estende até a próxima segunda-feira, com encontros do Brics
Economia|Do R7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia nesta terça-feira (1º) uma série de compromissos internacionais que inclui reuniões com autoridades econômicas da Argentina, Rússia e China. A agenda começa em Buenos Aires, durante a cúpula do Mercosul, e se estende até a próxima segunda-feira (7) no Rio de Janeiro, com encontros do Brics.
Haddad embarca nesta tarde para a capital argentina, acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quarta-feira (2), participa de reuniões com ministros da Economia e presidentes de bancos centrais dos países do bloco.
O encontro discutirá a transição da presidência rotativa do Mercosul para o Brasil — que assumirá o posto até o fim do ano — e o andamento do acordo com a União Europeia. Ainda pela manhã, está previsto um encontro bilateral com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, a pedido do governo argentino.
LEIA MAIS
- https://noticias.r7.com/record-news/conexao-record-news/video/entenda-quais-as-expectativas-e-os-desafios-para-um-acordo-entre-mercosul-e-uniao-europeia-30062025/
- Governo vai ao STF contra derrubada do aumento do IOF pelo Congresso, afirma AGU
- Governo vai liberar até R$ 69 bilhões em precatórios neste mês
No mesmo dia, à tarde, Haddad segue para o Rio de Janeiro, onde participa de eventos do Brics até o início da próxima semana. Estão na pauta as diretrizes do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) e os preparativos para a COP30, que será realizada no Brasil em novembro.
Na quinta-feira (3), o ministro terá reuniões bilaterais com os ministros das Finanças da China, Lan Fo’an, e da Rússia, Anton Siluanov.
Na sexta-feira (4), Haddad participa de um seminário do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics) pela manhã e almoça com representantes dos países-membros que integram o conselho do banco. As atividades integram a agenda prévia da Cúpula de Líderes do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho.
No sábado (5), Haddad se encontra com os ministros das Finanças do Egito, Ahmed Kouchouk, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Hadi Al Hussaini. A pauta será centrada nas relações comerciais com o Brasil. Ainda no sábado, ele participa da 10ª Reunião Anual dos Governadores do NDB.
A agenda se encerra com a participação na Cúpula de Líderes do Brics, no domingo (6) e na segunda-feira (7), ao lado do presidente Lula. O retorno a Brasília está previsto para terça-feira (8).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
