Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem é recusado pelo RH aos 45 anos, e empresa diz: 'Cancela, já passou da idade'

Após a repercussão, a empresa afirmou que seu perfil era acima do desejado para a vaga, que demandava um perfil júnior

Economia|

No país, 26% da população tem mais de 50 anos, e as oportunidades ainda são restritas
No país, 26% da população tem mais de 50 anos, e as oportunidades ainda são restritas No país, 26% da população tem mais de 50 anos, e as oportunidades ainda são restritas

Carlos Augusto Luchetti Junior, de 45 anos, publicou em seu perfil no LinkedIn a resposta que obteve após enviar um currículo para apreciação da RHi, uma empresa de recrutamento e seleção na cidade catarinense de São José. “Cancela, já passou da idade.”

Carlos Augusto Luchetti Junior
Carlos Augusto Luchetti Junior Carlos Augusto Luchetti Junior

A situação discriminatória pela qual Luchetti passou tem nome. Trata-se do “etarismo”, baseado no estereótipo de idade. Isso costuma afetar principalmente a faixa etária acima dos 50 anos. Embora nem sempre explícito, é um preconceito que causa prejuízos sociais importantes, especialmente no mercado de trabalho.

No país, 26% da população tem mais de 50 anos, e as oportunidades de emprego para essa faixa etária ainda são restritas. Em muitas empresas, a participação desse grupo não ultrapassa os 10% do time, conforme estudo da plataforma de realocação Maturi e da EY Brasil.

Post que Carlos Augusto Luchetti Junior publicou em rede social e que viralizou
Post que Carlos Augusto Luchetti Junior publicou em rede social e que viralizou Post que Carlos Augusto Luchetti Junior publicou em rede social e que viralizou

Após a repercussão, a RHi se manifestou sobre o ocorrido. A empresa disse que “a forma como o retorno chegou ao candidato jamais foi utilizada como abordagem direta de devolutiva em nossos processos seletivos, tanto como em nossa comunicação interna”, e que “a linguagem foi totalmente inapropriada e equivocada e o termo ‘cancela’ era tão somente para sinalizar um equívoco de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga, que demandava um perfil júnior”.

A RHi disse que foi um fato “isolado” e que “jamais irá se repetir”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.