Logo R7.com
RecordPlus

Inadimplência do consumidor aumenta em julho, revela Serasa

Índice avançou 4% na comparação com julho e 11% em relação ao mesmo período de 2013

Economia|Do R7

  • Google News
Cheques sem fundos e as dívidas não bancárias subiram 11,6% e 6,1%, respectivamente
Cheques sem fundos e as dívidas não bancárias subiram 11,6% e 6,1%, respectivamente

A inadimplência dos consumidores brasileiros registrou alta de 4% durante o mês de julho, na comparação com o mês anterior. Na variação anual, contra o mesmo período de 2013, o aumento apontado pela Serasa Experian foi ainda maior, de 11%.

O indicador, divulgado nesta terça-feira (12), mostra ainda que no período acumulado de janeiro a julho de 2014, a inadimplência subiu 0,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Segundo os economistas da Serasa, as dificuldades oriundas do cenário econômico atual, caracterizado por juros altos, inflação em termos anuais próxima do teto superior da banda (6,5%) e enfraquecimento do mercado de trabalho estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência.


Além disso, o fim dos feriados e paralizações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos


Na comparação mensal — julho contra junho — os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, com variação de 21,2% e contribuição de 0,3 pontos percentuais. Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também subiram 11,6% e 6,1%, respectivamente.

O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 6,8% nos primeiros sete meses de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectivamente.


Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.