Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador mostra cenário desafiador do mercado de trabalho pela frente

Queda do Indicador Antecedente de Emprego em abril devolve todos os ganhos obtidos no primeiro trimestre, afirma FGV

Economia|Do R7


IAEmp ilustra incertezas no mercado de trabalho
IAEmp ilustra incertezas no mercado de trabalho

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego),índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 1,4 ponto em abril, para 75 pontos, após meses seguidos de alta, e mostra um cenário desafiador pela frente, segundo informações apresentadas nesta quinta-feira (4) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), observa que o resultado negativo devolve quase todos os ganhos obtidos com a melhora das perspectivas para o mercado de trabalho no primeiro trimestre e mantém o índice em um patamar ainda baixo.

"Depois um ano muito favorável para o mercado de trabalho, 2023 deve ser um ano mais desafiador ditado pela desaceleração econômica global em curso, relacionada a uma política monetária restritiva e inflação", afirma Tobler.

O pesquisador avalia que o IAEmp está 10 pontos abaixo da média histórica. "Não é possível imaginar a volta da trajetória positiva no ritmo de contratação no curto prazo", observa ele.

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A queda do IAEmp em abril foi influenciada por quatro dos sete componentes do indicador, com destaques para os indicadores de tendência dos negócios e de situação ntual dos Negócios da indústria.

Por sua vez, os componentes que contribuíram positivamente, ainda que de forma tímida, foram os indicadores de emprego previsto e tendência dos negócios de serviços, com variação idêntica de 0,2 ponto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.