Inflação

Economia Inflação é a principal preocupação das maiores economias do mundo

Inflação é a principal preocupação das maiores economias do mundo

Esforços do G20 para domar a inflação correm o risco de levar a economia global a uma recessão, mostra pesquisa

Reuters - Economia
Um terço do G20 vê aumento dos preços como principal preocupação

Um terço do G20 vê aumento dos preços como principal preocupação

EFE/EPA/ROBERTO MONALDO / LA PRESSE/ POOL

Inflação descontrolada, uma crise de dívida em desenvolvimento e problemas de custo de vida representam as maiores ameaças aos negócios dos países do G20 nos próximos dois anos, mostraram nesta segunda-feira (7) dados do Fórum Econômico Mundial.

A inflação subiu para níveis não vistos em várias décadas, o que levou um terço dos países do G20 a identificar o aumento dos preços como a principal preocupação, mostrou a Pesquisa Executiva de Opinião realizada pelo Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial.

Embora os bancos centrais em todo o mundo tenham embarcado em uma trajetória de aperto agressivo da política monetária, seus esforços para domar a inflação correm o risco de levar a economia global a uma recessão.

A pesquisa, que ocorre antes da COP27 no Egito e da cúpula do G20 na Indonésia neste mês, também mostrou que as preocupações ambientais ficaram em segundo plano pela primeira vez em anos, à medida que o mundo trata dos problemas socioeconômicos mais imediatos, que vão desde as consequências da guerra na Ucrânia até o custo de vida.

Últimas