Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça suspende ações para retomar aviões da Avianca Brasil

Companhia entrou com pedido de recuperação judicial para evitar que 14 aeronaves arrendadas deixem de prestar serviços

Economia|

Avianca passa por dificuldades financeiras
Avianca passa por dificuldades financeiras Avianca passa por dificuldades financeiras

O juiz que avalia o pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil decidiu na terça-feira (11) suspender processos de retomada de pelo menos 14 aviões da companhia, ou 30% da frota da empresa, segundo dados da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Avianca fez pedido de recuperação judicial na segunda-feira (10).

Na decisão de terça-feira, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi determinou ainda a permanência das concessões e autorizações detidas pela empresa junto à Anac, bem como a permissão de continuidade de comercialização de passagens aéreas, "esta última imprescindível para a manutenção da atividade empresarial e não agravamento da situação econômico-financeira" da empresa.

Procurado, o escritório de advocacia Siqueira Castro, representante da Avianca Brasil no pedido, não comentou o assunto ou o valor da dívida listada pela empresa no pedido de recuperação judicial. A empresa também não se pronunciou. Mas uma fonte com conhecimento do assunto ouvida pela Reuters disse que a companhia aérea tem dívida de cerca de R$ 500 milhões.

Publicidade

Limongi decidiu também dar garantia para que aeroportos em que a Avianca Brasil opera mantenham "permissão de acesso e uso da infraestrutura e serviços aeroportuários necessários à prestação do serviço público de transporte aéreo".

No pedido de recuperação, a Avianca afirmou que a retomada dos aviões vai impedir viagens de cerca de 77 mil passageiros que compraram passagens entre os 10 e 31 de dezembro.

Publicidade

Mais cedo, analistas do Itaú BBA consideraram que os maiores beneficiários da recuperação judicial da Avianca Brasil seriam as rivais Gol e Latam, que possuem alto nível de sobreposição de rotas com a empresa.

Nesta terça-feira, as ações da Gol dispararam 13%, realizando lucros nesta quarta-feira ao exibirem queda de 0,4% às 11h39, enquanto o Ibovespa tinha alta de 1,14%. A Azul tinha oscilação positiva de 0,58% e a Latam, em Santiago, mostrava alta de 0,84%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.