Economia Lojistas oferecem produtos com até 70% de desconto contra tributação

Lojistas oferecem produtos com até 70% de desconto contra tributação

Dia Livre de Impostos é uma iniciativa com objetivo de conscientizar população sobre o alto valor dos impostos que são pagos no Brasil

Dia Livre de Impostos

Evento acontece nesta quinta-feira (30)

Evento acontece nesta quinta-feira (30)

Reprodução/ Dia Livre de Impostos

Mais de 2.000 lojas brasileiras vão oferecer produtos e serviços com até 70% de desconto no Dia Livre de Impostos, que acontece nesta quinta-feira (30). Os lojistas não vão repassar o valor de impostos cobrados ao consumidor final. 

O evento vai acontecer em 130 cidades de 19 estados brasileiros. O objetivo do Dia Livre de Impostos é promover a conscientização da população sobre o valor que paga de impostos. 

Pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que sete em cada dez brasileiros (74%) não sabem quanto pagam de impostos

Segundo a organização do evento, o brasileiro trabalha em média 153 dias, cerca de cinco meses, por ano só para pagar impostos. Os setores de maquiagem e eletrônicos, por exemplo, têm cargas tributárias de 58% e 43%, respectivamente.

O Dia Livre de Impostos está na 13ª edição e é organizado pela CNDL e CDL Jovem. 

O evento tem como mascote o "Impostossauro", personagem que representa o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país.

Segundo a organização, "ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão na nossa história. E é por isso que, no Dia Livre de Impostos, vamos prendê-lo bem longe, aonde não vai poder aterrorizar ninguém".