Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 30 milhões de pessoas já enviaram a declaração do IRPF 2023

O prazo para entrega à Receita Federal vai até quarta-feira (31); o atraso gera multa mensal de 1% do valor do imposto devido

Economia|Do R7

Mais de 30 milhões de pessoas já enviaram a declaração
Mais de 30 milhões de pessoas já enviaram a declaração Mais de 30 milhões de pessoas já enviaram a declaração

Até as 13h desta quinta-feira (25), a Receita Federal havia recebido 30,42 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A expectativa do órgão é que 39,5 milhões de declarações sejam enviadas até o fim do prazo, na quarta-feira, dia 31 de maio. Quem é obrigado a declarar e não o fizer até a data-limite tem de pagar multa ao Fisco.

A cobrança é de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20% do total de tributos. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Para reduzir o risco de se cometerem erros, a Receita indica o uso da declaração pré-preenchida, mas adverte que, ainda assim, o contribuinte tem de checar e validar todas as informações antes de transmitir o documento. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Quem enviou a declaração até 10 de maio já pode consultar se está na lista de contemplados no primeiro lote de restituição do IRPF 2023, liberada pela Receita Federal nesta quarta (24). Basta acessar a página especial sobre a restituição neste link.

O crédito bancário para os 4.129.925 contribuintes beneficiados nesta rodada de pagamentos será realizado no próximo dia 31, no valor total de RS 7,5 bilhões, a maior cifra já desembolsada pelo Fisco em um lote de restituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.