Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado financeiro mantém previsão de juros básicos a 13,25% em 2022

Expectativas apontam para uma alta de mais 0,5 ponto percentual da Selic até a reunião de dezembro do Copom

Economia|Do R7

Mercado prevê manutenção da Selic em nível elevado por mais tempo
Mercado prevê manutenção da Selic em nível elevado por mais tempo Mercado prevê manutenção da Selic em nível elevado por mais tempo

A manutenção da inflação em nível elevado não alterou as apostas do mercado financeiro para a taxa Selic. Segundo dados apresentados nesta segunda-feira (6) pelo BC (Banco Central), os analistas mantiveram em 13,25% ao ano a previsão dos juros básicos após a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em 2022.

A trajetória de alta que levou a taxa básica ao atual patamar de 12,75% ao ano começou em março do ano passado, quando a Selic figurava em 2% ao ano, o menor valor da história. Caso a expectativa seja confirmada, a Selic alcançará o maior nível desde o início de 2017 (13% ao ano).

Mesmo com as perspectivas de que o BC vai apostar em novas altas da taxa básica de juros, os analistas elevaram as previsões de inflação para este ano. A nova expectativa prevê um salto de 8,89% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2022, ante previsão de 7,89% apurada há um mês.

Aumentar a taxa de juros funciona como um instrumento de política monetária para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Os analistas também divulgaram suas expectativas para a Selic para 2023, com a aposta elevada para 9,75% ao ano, ante a taxa prevista em 9% no mês passado. O dado representa que haverá um período maior de juros em níveis elevados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.