Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado piora projeções de crescimento do PIB em 2024 e 2025

Redução das expectativas avalia que a economia nacional vai crescer 1,44% no ano que vem e 1,76% em 2025, mostra BC

Economia|Do R7

Previsão de alta do PIB deste ano subiu para 0,91%
Previsão de alta do PIB deste ano subiu para 0,91% Previsão de alta do PIB deste ano subiu para 0,91%

Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) elevaram de 0,9% para 0,91% a expectativa de crescimento da economia nacional neste ano, mas reduziram as previsões de alta para os próximos dois anos.

Segundo as projeções publicadas nesta segunda-feira (10) pelo Relatório Focus, o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país — deve crescer 1,44% em 2024 e 1,76% em 2025. As altas menores do que as previstas na semana passada, de 1,48% e 1,8%, respectivamente.

As novas expectativas surgem após a perda de fôlego da economia registrada no último trimestre de 2022. O recuo de 0,2% da atividade econômica no período, no entanto, não impediu o avanço de 2,9% do PIB no ano passado.

Recentemente, o BC virou alvo de pressão da equipe econômica do governo para reverter a atual condução da política monetária para elevar o estímulo ao consumo. A avaliação leva em conta que a taxa básica de juros no maior patamar desde 2017 põe um freio na atividade econômica.

Mesmo alvo das críticas, o Copom (Comitê de Política Monetária) afirma que "não hesitará" na tentativa de conter a inflação com a taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a decisão é "preocupante".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.