Logo R7.com
RecordPlus

No Brasil, resultado do comércio recuou 9,5% em abril, diz pesquisa da Serasa Experian

Vendas caíram 8,8% nos quatro primeiros meses do ano. Nos supermercados, queda foi de 10,1%

Economia|Do R7

  • Google News
As vendas caíram 9,5% no mês de abril na comparação com 2014
As vendas caíram 9,5% no mês de abril na comparação com 2014

O movimento de consumo nas lojas de todo o país caiu 9,5% em abril, comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, a atividade varejista recuou 8,8% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2015. Feitos os devidos ajustes sazonais, a atividade varejista cresceu 2,1% em abril ante março.


Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista continua enfraquecida ao longo dos primeiros meses deste ano. Recuo da massa real de rendimentos, grau deprimido dos níveis de confiança dos consumidores e condições mais caras e restritivas para o crédito ao consumo continuam pesando sobre a evolução da atividade varejista no país. Neste sentido, a alta pontual (na margem) em abril, não pode ser encarada ainda como um ponto de inflexão.

Leia mais notícias de Economia


Em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, exceto o segmento de combustíveis e lubrificantes (com alta de 3,4%), todos os demais setores varejistas experimentaram retrações: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-10,1%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-14,0%); veículos, motos e peças (-19,2%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,5%); material de construção (-6,1%).

Da mesma forma, no acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 4,8%, está com crescimento positivo em relação ao primeiro quadrimestre de 2015. Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros quatro meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,2%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-13,3%); veículos, motos e peças (-19,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,6%); material de construção (-4,9%).

Por fim, na comparação dessazonalizada de abril/16 contra março/16, só houve retração no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%). No segmento de combustíveis e lubrificantes houve estabilidade e em todos os demais setores registraram-se crescimentos: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,1%); móveis, eletroeletrônicos e informática (1,2%); veículos, motos e peças (0,8%); material de construção (1,9%).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.