Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Otimismo do brasileiro com a economia segue crescendo, dizem bancos

Expectativa de inflação cai para o menor nível da série histórica, também aponta pesquisa da Febraban

Economia|Johnny Negreiros, do R7*

Inflação de alimentos registrou queda em agosto
Inflação de alimentos registrou queda em agosto

O índice de brasileiros que acreditam que o país irá melhorar até o final de 2023 cresceu de 53% em junho para 59% em agosto. É o que diz pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas).

Além disso, a parcela de pessoas com a opinião de que a economia do Brasil está melhor saltou de 41% para 48%. De forma semelhante, a sensação de que o país está pior recuou de 24% para 19% dos entrevistados. Quem acha que nada mudou se manteve no patamar de 33%.

Em relação à inflação, houve baixa na percepção nos últimos seis meses. O grupo de pessoas que acredita que os preços subiram ou subiram muito foi de 59% para 55%. Ainda, os que pensam que os preços caíram passaram de 18% para 20%.

Da mesma maneira, os brasileiros estão mais confiantes de que seu poder de compra irá aumentar. Os que acreditam em um melhor cenário de poder aquisitivo pulou de 37% para 40%.


Por outro lado, quem acha que o poder de compra irá diminuir expandiu de 33% para 34%. Já os que não projetam mudanças foram de 27% para 22%.

Método de pesquisa

O estudo foi realizado entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistadas 2.000 brasileiros adultos das cinco regiões do país, “com cotas de sexo, idade e localidade, e controle de instrução e renda”.


A pesquisa completa pode ser lida aqui.

*Sob supervisão de Ana Vinhas

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.