Pagamentos de junho para aposentados e pensionistas do INSS começam nesta segunda
Atualmente, o instituto paga 39,9 milhões de benefícios; depósitos são feitos de acordo com o dígito final do NIS
Economia|Do R7, com informações do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta segunda-feira (24) o pagamento de junho para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.412 (veja o calendário completo abaixo). Neste primeiro dia, recebem beneficiários com o NIS (Número de Identificação Social) com o final 1, além daqueles que residem no Rio Grande do Sul e foram atingidos pelas enchentes. Os depósitos acontecem até dia 5 de julho. Atualmente, o INSS paga 39,9 milhões de benefícios.
Veja mais
Para consultar o NIS, o aposentado ou pensionista deve levar em consideração número final do cartão de pagamento do benefício, desconsiderando o dígito verificador que fica depois do traço. Os valores para o grupo que recebe até R$ 1.412 serão creditados até 5 de julho.
Confira o calendário completo
- 24 de junho - Final do NIS 1
- 25 de junho - Final do NIS 2
- 26 de junho - Final do NIS 3
- 27 de junho - Final do NIS 4
- 28 de junho - Final do NIS 5
- 1º de julho - Final do NIS 6
- 02 de julho - Final do NIS 7
- 03 de julho - Final do NIS 8
- 04 de julho - Final do NIS 9
- 05 de julho - Final do NIS 0
Acima de um salário mínimo
Já para quem recebe valores superiores a um salário mínimo, o calendário de pagamentos se inicia no dia 1º de julho e termina o dia 5 do mesmo mês. Neste grupo os créditos também são feitos levando em conta o número final do benefício. Esses pagamentos são feitos a cada dois grupos, começando para quem tem dígito final 1 e 6.
Confira o calendário completo
- 1º de julho - Final do NIS 1 e 6
- 02 de julho - Final do NIS 2 e 7
- 03 de julho - Final do NIS 3 e 8
- 04 de julho - Final do NIS 4 e 9
- 05 de julho - Final do NIS 5 e 0
Como consultar
Os segurados podem consultar os valores no site “Meu INSS”. As autoridades alertam para páginas falsas que podem roubar dados dos beneficiários. Por isso, é recomendado sempre checar o site antes de inserir as informações.
Após fazer login na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” para ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Caso a pessoa não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao fazer a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.














