Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pandemia tem 'choque limitado' nos mais ricos, diz Nobel de Economia

Esther Duflo lamentou chegada do novo coronavírus em um momento em que a América Latina reduzia seus índices de desigualdade

Economia|Do R7

Esther Duflo é a mais jovem a ganhar o Nobel de Economia
Esther Duflo é a mais jovem a ganhar o Nobel de Economia Esther Duflo é a mais jovem a ganhar o Nobel de Economia

A vencedora do prêmio Nobel de Economia Esther Duflo afirmou nesta quinta-feira (16) que a pandemia do novo coronavírus atinge de maneira diferente as classes sociais e causa apenas em "choques limitados" na parcela mais rica da população.

"Os mais pobres têm que continuar trabalhando e se colocar em risco ou precisam sair do emprego por atuar muitas vezes em setores que são mais afetados pelas ações de isolamento", disse Esther durante sua participação na Expert XP 2020.

Para Esther, que é foi a mulher mais jovem a ganhar o Nobel de Economia, a chegada da pandemia ocorreu em um momento positivo para a América Latina. "Os países estavam em um momento interessante, porque depois de anos vinha diminuindo os índices de desigualdade", lamentou.

Leia mais: Prioridade é ter fábricas para vacina, diz Nobel de Economia

Publicidade

A vencedora do Nobel defendeu que o ideal para o momento é que os governos entendem a necessidade das parcelas mais carentes da população. Ela ainda destacou ações como o Bolsa Família como bons exemplos para reduzir a desigualdade ao redor do mundo.

Esther venceu o Nobel por um trabalho desenvolvido ao lado de Abhijit Banerjee e Michael Kremer sobre políticas voltadas à população infantil em países onde há extrema pobreza. Somente na Índia, 5 milhões de crianças foram beneficiadas pela iniciativa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.