Logo R7.com
RecordPlus

Presidente da TAM aparece em lista dos 40 jovens executivos de sucesso no mundo

Cláudia Sender é primeira mulher a comandar uma empresa aérea no Brasil 

Economia|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Cláudia Sender aparece na 30° posição na lista dos executivos com carreiras promissoras da revista americana Fortune
Cláudia Sender aparece na 30° posição na lista dos executivos com carreiras promissoras da revista americana Fortune

A presidente da TAM, Cláudia Sender, 38 anos, aparece na 30ª posição na lista dos 40 jovens executivos no mundo com carreiras promissoras. O ranking dos profissionais bem sucedidos com menos de 40 anos é da publicação norte-americana Fortune.

Sender assumiu a presidência da TAM, em maio deste ano, e se tornou a primeira mulher a comandar uma empresa aérea no Brasil. Ela lidera atualmente uma folha de pagamento de 30 mil funcionários, a quinta maior do País.


De acordo com a publicação norte-americana Forbes, Cláudia Sender é a 8ª mulher mais poderosa do Brasil. 

Trajetória


Claudia chegou à TAM em dezembro de 2011 como vice-presidente comercial e de marketing. Após a criação da Latam, as áreas da empresa foram reestruturadas e Claudia assumiu a vice-presidência da unidade de negócios de voos domésticos do Brasil. 

A executiva se destacou dentro da TAM por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas, que basicamente consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios. 


Com essa estratégia comercial, a empresa conseguiu elevar sua taxa de ocupação dos voos domésticos de 62,7% para 73% entre março de 2012 e março de 2013 e ganhar um ponto porcentual de mercado mesmo com uma redução de 11% na oferta de assentos no período. 

Claudia é formada em Engenharia Química na USP (Universidade de São Paulo) e fez MBA na Harvard Business School. Antes de entrar na TAM, ela foi vice-presidente de Marketing da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool na América Latina e consultora da Bain&Company. 


Leia mais notícias de Economia 

O último executivo a se dedicar exclusivamente à presidência da TAM Linhas Aéreas foi Líbano Barroso. Ele deixou a função em fevereiro do ano passado para ser CFO (chief financial officer) da Latam, mas saiu da empresa logo depois, em setembro. 

Lista

Na listagem dos 40 executivos jovens com carreiras promissoras aparece também o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, 29 anos, na terceira posição. Na liderança, está a presidente do Yahoo, Marissa Mayer, 38 anos. Ela entrou na empresa no ano passado após passar mais de uma década no Google.

Desde a sua entrada no Yahoo, Mayer já substituiu os principais executivos da companhia, fez uma série de aquisições e reformulou normas para tornar a empresa inovadora novamente. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.