Economia Presidente do BC comemora 1ª semana 'espetacular' do Pix

Presidente do BC comemora 1ª semana 'espetacular' do Pix

Roberto Campos Neto destaca que mais de R$ 10 bilhões passaram pela plataforma nos primeiros dias do sistema

Agência Estado
Pix já tem mais de 82 milhões de chaves cadastradas

Pix já tem mais de 82 milhões de chaves cadastradas

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, classificou como "espetacular" a primeira semana do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pela autarquia. Ele afirma que mais de R$ 10 bilhões passaram pela plataforma em sua primeira semana. O total de chaves cadastradas já chegou a 82 milhões.

"As pessoas querem algo rápido, barato, seguro, transparente a aberto. O BC precisava avançar nesse sentido e o Pix foi criado para atender esta demanda da população. Tem essas características", comentou em entrevista para o programa Voz do Brasil.

Leia mais: Pix não deve impulsionar vendas em sua 1ª Black Friday

Campos Neto acrescentou que o sistema ainda vai gerar novos modelos de negócios e reduzir o custo operacional das pequenas empresas, assim como baratear as despesas das pessoas com transações financeiras. "A primeira semana do Pix foi espetacular."

Durante a entrevista, Campos Neto também fez comentários sobre a semana nacional de educação financeira, que está sendo realizada desde segunda-feira pelo BC. Segundo ele, o problema de educação financeira no Brasil não é falta de conteúdo, mas sim a ausência de estímulos para as pessoas acessarem materiais de orientação sobre como investir. "As pessoas consomem produtos financeiros de forma equivocada", observou.

Últimas