Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Procon-SP tem lista de sites para consumidor evitar na Black Friday

Lista reúne 307 endereços considerados fraudulentos. Procon-SP aconselha os consumidores a consultarem a página oficial da loja antes de comprar

Economia|Raphael Fernandes*, do R7

Black Friday acontece no dia 29 de novembro
Black Friday acontece no dia 29 de novembro

O período da Black Friday é conhecido pelos grandes descontos oferecidos pelas empresas, no entanto, é necessário ter cuidado para não cair na "Black Fraude". O Procon-SP possui uma lista com 307 sites fraudulentos que o consumidor deve evitar comprar.

Leia mais: Falso desconto é um dos principais golpes da Black Friday, diz Procon

A lista conta com nomes que fazem referências a lojas muito conhecidas no varejo, como "gabimagazine.com.br". Nenhuma empresa conhecida está presente na lista. 

Através do site doProcon-SP é possível acessar toda a relação de empresas não confiáveis.


A Black Friday acontece oficialmente no dia 29 de novembro.

Dicas para Black Friday


O Procon-SP aconselha aos compradores a fazerem uma lista dos produtos que necessitam ou desejam comprar e estipule um o limite de gastos, para não prejudicar o orçamento. 

Leia também

O consumidor também deve evitar de clicar em links suspeitos e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. É importante consultar a página oficial da loja.


Nas compras online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido, além de verificar se o preço ofertado não é alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Procon-SP realiza ações no metrô e CPTM

A partir desta segunda-feira (25) até quarta-feira (27), especialistas em defesa do consumidor orientarão consumidores sobre a Black Friday.

A ação acontecerá nas estações do metrô Chácara Klabin, Itaquera, Higienópolis e na estação Tamanduateí da CPTM, das 10h às 14h. No dia 27 os especialistas também estarão aeroporto de Congonhas, a partir das 8h.

Desde o dia 18, quando teve início as orientações, já foram realizadas mais de quatro mil atendimentos nas estações do metrô e da CPTM.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya

Sete dicas do Procon para as compras de Black Friday

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.