Produção de aço do Japão cai pelo 13o mês consecutivo
Economia|Do R7
TÓQUIO (Reuters) - A produção de aço do Japão caiu 7,3 por cento em setembro sobre um ano antes, para 8,57 milhões de toneladas, no 13o recuo consecutivo e no nível mais baixo para o mês em seis anos, pressionada por demanda fraca e estoques elevados.
A produção japonesa de aço tem exibido tendência de queda desde o ano passado, diante de fraco consumo de veículos e moradias depois de um aumento tributário em abril de 2014 que causou elevação de estoques de produtos siderúrgicos.
No acumulado de abril a setembro, a produção de aço bruto do Japão caiu 6,3 por cento, para 52,07 milhões de toneladas, também o menor nível para o período em seis anos.
O Ministério da Indústria do Japão prevê que a produção de aço do país vai cair 3,7 por cento entre outubro e dezembro sobre o mesmo trimestre do ano passado.
Refletindo a demanda fraca, a Tokyo Steel Manufacturing, uma das principais produtoras de aço do Japão, cortou sua previsão de produção para o período entre outubro e março. "Por trás da revisão está também a queda dos preços nos mercados internacionais por causa da agressiva campanha de exportação da China, que torna difícil para nós exportar", disse Nobuaki Nara, diretor de assuntos gerais da Tokyo Steel, a jornalistas.