Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de veículos é a menor para fevereiro dos últimos 7 anos 

Segundo a Anfavea, 161,2 mil veículos foram montados no mês passado, queda de 2,9% em relação ao mesmo período de 2022

Economia|

Indústria automotiva registrou a menor produção para fevereiro em sete anos
Indústria automotiva registrou a menor produção para fevereiro em sete anos Indústria automotiva registrou a menor produção para fevereiro em sete anos

Em meio a sinais de esfriamento do consumo, a indústria automotiva registrou a menor produção para fevereiro dos últimos sete anos. No total, 161,2 mil veículos foram montados no mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, volume representa uma queda de 2,9% na comparação com fevereiro do ano passado.

Frente a janeiro, por outro lado, houve alta de 5,6%, apesar de o mês ter calendário mais curto. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Desde 2016, quando foram montados 144,3 mil veículos no mesmo mês, não se registrava uma produção tão baixa em fevereiro.

Fábricas da Volkswagen e das marcas francesas Peugeot e Citroën continuaram paradas após o feriado de Carnaval, enquanto a unidade da GM (General Motors) que produz o Onix deu férias coletivas aos funcionários, programadas nas três semanas anteriores ao evento festivo.

Publicidade

Embora a paralisação de duas fábricas de automóveis da Volks tenha sido atribuída à falta de peças, o quadro de abastecimento vem melhorando. Na conta do volume acumulado no primeiro bimestre, a produção ainda mostra ligeira alta de 0,8%, com 313,8 mil veículos montados entre janeiro e fevereiro.

Apesar disso, a desaceleração da demanda, não só no Brasil, mas também em mercados atendidos no exterior, colocou mais um freio no setor. As vendas de fevereiro foram as mais baixas para o mês em 17 anos.

Publicidade

Com 129,9 mil unidades licenciadas, o mês terminou marcando queda de 1,8% na comparação com fevereiro de 2022, que já tinha sido fraco em razão das maiores restrições de oferta de um ano antes. Contra janeiro, mês com quatro dias a mais de venda, o recuo foi de 9%.

Leia também

O balanço da Anfavea mostra, ainda, queda de 17,2% das exportações, no comparativo de fevereiro com igual mês do ano passado. Os embarques, de 34,3 mil veículos no mês passado, subiram 3,8% contra janeiro, o que não evitou, contudo, a queda de 2,6% no acumulado do primeiro bimestre, quando 67,4 mil veículos foram exportados.

O levantamento da Anfavea também revela que 99 vagas de trabalho foram abertas em fevereiro nas montadoras, que agora empregam 102,2 mil pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.