Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto prevê redução de imposto a empresas que usarem recicláveis

Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que projeto é importante, mas pode afetar na arrecadação de tributos do país

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Projeto foi proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze
Projeto foi proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze Projeto foi proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze

Um projeto de lei de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) tem como objetivo dar descontos no pagamento de impostos às empresas que utilizarem sucatas e outros resíduos sólidos recicláveis em seus processos produtivos.

Reciclagem em SP: mulheres são mais engajadas do que homens

Caso o texto seja aprovado, haverá redução no pagamento do PIS/Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

O advogado tributário do escritório Mello Rached Luiz Rafael Mansur afirma que o projeto é interessante, mas foi apresentado no momento errado. “Esse é um momento que a gente deve cortar incentivos, arrumar as contas públicas e, a partir daí, quando houver maior disponibilidade, aderir a esses projetos que tem uma finalidade”, disse.

Publicidade

Para Mansur, os incentivos fazem com que o governo abra mão de impostos importantes para o país e que o projeto só pode ser aprovado se houver uma previsão de onde sairá o dinheiro para suprir o incentivo. Mansur afirma acreditar que, neste momento, o projeto não deve ser aprovado.

Até o momento, o texto foi aprovado na CMA (Comissão de Meio Ambiente) do Senado Federal e segue para a análise da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). Para ser aprovado, tem um longo caminho de aprovações, até chegar à mesa do presidente Jair Bolsonaro, que pode sancionar ou vetar o projeto.

Publicidade

O advogado tributário do escritório Viseu Advogados João Vitor da Silveira diz que o projeto é importante para incentivar a reciclagem, mas traz redução fiscal. “Pelo menos em relação a renúncia fiscal, a Receita vai subir alguma coisa. Alguma medida possivelmente viria”, afirma.

Atualmente, o Brasil tem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que pretende prevenir e reduzir a geração de resíduos sólidos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a política incentiva a "prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado)".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.