Receita Federal alerta para tentativas de golpes e fraudes com o Imposto de Renda
Entre as táticas mais comuns, estão e-mails falsos com supostos erros na declaração e informações fraudulentas sobre a restituição
Economia|Do R7, em Brasília
A Receita Federal alerta os contribuintes que devem declarar o Imposto de Renda 2024 sobre tentativas de golpe e fraudes, que contam com técnicas cada mais sofisticadas. Entre as formas mais comuns, estão o envio de e-mails fraudulentos explorando a temporada de declaração e até mesmo a promessa do adiantamento da restituição. O programa vai estar disponível a partir de 15 de março, mesma data de início do prazo de entrega, que se estende até 31 de maio.
Em maio de 2023, o órgão emitiu um alerta sobre sites que prometiam a antecipação da restituição. Técnicos observaram que alguns sites prometiam vantagens para acelerar o processo com a Receita, porém o esquema queria conseguir os dados do contribuinte. "A Receita reafirma que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais, ou fiscais", disse o comunidado.
Em outro golpe, a Receita também identificou e-mail e mensagens que informavam que técnicos do órgão haviam encontrados erros da declaração. "Para dar veracidade às suas alegações, eles disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo PDF. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como 'contribuintes', termos utilizados pelo Órgão em sua comunicação", explicou na época.
O órgão ressaltou que as informações enviadas são analisadas pelos sistemas e, caso alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a documentação é separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal, ou "malha fina" como é popularmente conhecida.
"A Receita Federal ressalta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links", completou o comunicado.
IR 2024
A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano. Os dados foram apresentados em uma coletiva nesta quarta-feira (6).