Logo R7.com
RecordPlus

Receita Federal promove semana especial do Imposto de Renda

Com palestras e eventos ao vivo, a Receita programa evento de 27 a 31 de março para ajudar contribuintes com a declaração

Economia|Do R7

  • Google News
Declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita até 31 de maio
Declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita até 31 de maio

Nos dias 27 a 31 de março, a área de Cidadania Fiscal da Receita Federal promoverá a Semana IRPF2023, que contará com eventos ao vivo e gravados, com transmissão pelo Youtube.

A iniciativa visa esclarecer e orientar os contribuintes acerca da declaração do Imposto de Renda deste ano, que deve ser feita até 31 de maio.


A Semana IRPF 2023 será um evento gratuito e não há necessidade de inscrição nem concessão de certificações aos participantes.

Ela será transmitida por inteira no canal do Youtube da Rede NAF, neste link. Confira a programação:


Leia também

• 27/3. DIRPF: novidades e regras gerais da Instrução Normativa nº 2134/23. Das 19h às 21h. Evento ao Vivo e, em seguida, disponibilizada a gravação no Youtube.

• 28/3. DIRPF: preenchimento completo. Das 19h às 21h. Evento ao vivo e, em seguida, disponibilizada a gravação no Youtube.


• 29/3. Destinação IRPF a fundos de direitos: "Sou Cidadão Solidário!". Evento gravado e disponibilizado às 19h no Youtube.

• 30/3. Malha DIRPF: atendimento virtual, presencial e assistência NAF; e, Isenção IRPF por moléstia grave. Eventos gravados e disponibilizados às 19h no Youtube.


• 31/3. Carnê-leão: regras gerais, preenchimento e APP; e, DIRPF: renda variável e criptoativos. Eventos gravados e disponibilizados às 19h no Youtube.

Ao preencher a DIRPF, o contribuinte tem a opção de destinar parte de seu imposto de renda devido a fundos de direitos e assim colaborar diretamente com políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e para pessoas idosas.

O valor destinado, conforme o caso e nos limites da legislação, é deduzido do imposto a pagar ou é acrescido – com atualização da Selic – ao imposto a restituir. Mais informações serão disponibilizadas na palestra do dia dia 29/3, às 19h, conforme a programação.

Em todo o Brasil, a Receita Federal estabeleceu parceiras com instituições de ensino para cooperar com a formação prática de estudantes de cursos de ciências contábeis e áreas afins, fortalecendo a formação dos novos profissionais, favorecendo uma maior conscientização dos contribuintes a respeito da função socioeconômica dos tributos e da responsabilidade de todos pelos recursos arrecadados de toda a sociedade. Trata-se do programa “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)”. 

Nas instituições de ensino superior, os NAF funcionam de forma semelhante aos Núcleos de Prática Jurídica, auxiliando – sempre de forma gratuita e sob supervisão direta de um ou mais professores – a segmentos da população normalmente não alcançado pelos escritórios de contabilidade: pessoas físicas de menor poder aquisitivo, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. 

Durante o período do imposto de renda, os NAF oferecem – de forma presencial e virtual – orientação e assistência fiscal a pessoas físicas de menor renda e a todos que precisem de orientação para preencher e enviar a DIRPF à Receita Federal.

Para saber mais a respeito do NAF e localizar núcleos em todo o Brasil, consulte neste link.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.