Logo R7.com
RecordPlus

Reservas provadas da Petrobras ficam praticamente estáveis em 2014

Economia|Do R7

  • Google News

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras subiram 0,3 por cento em 2014 frente a 2013, impulsionadas pela declaração de comercialidade de cinco áreas exploratórias do pré-sal, informou a estatal nesta terça-feira.

As reservas atingiram 16,612 bilhões de de barris de óleo equivalente (boe) no ano passado, informou a Petrobras em fato relevante, com adição de 1,150 bilhão de barris em 2014, segundo critérios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis/Society of Petroleum Engineers (ANP/SPE).


Segundo os critérios da Securities and Exchange Comission (SEC), as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras atingiram 13,131 bilhões de barris em 2014, aumento de 0,1 por cento em relação a 2013.

O balanço entre apropriações, vendas de ativos (monetização de reservas da Petrobras no exterior) e devoluções de concessões no Brasil resultou em um acréscimo de 943 milhões de barris às reservas provadas da Petrobras, mais do que compensando a produção de 2014, que foi de 896 milhões de barris.


As reservas provadas do pré-sal subiram 23 por cento em 2014 na comparação com o ano anterior. Dessa forma, o pré-sal passou a responder por mais de 30 por cento das reservas provadas da Petrobras em seis anos após o início da produção do primeiro barril do pré-sal, na Bacia de Campos, em 2008.

A empresa destacou a declaração de comercialidade de cinco áreas exploratórias do pré-sal, sendo quatro relativas ao contrato de cessão onerosa, que originaram oito campos, e uma de contrato de concessão na Bacia de Santos que originou três novos campos.


Além disso no ano passado, ocorreu a declaração de comercialidade de uma área exploratória na Bacia do Solimões, e a incorporação de 15 milhões de barris de reservas provadas no campo de Roncador, na Bacia de Campos.

No exterior, ocorreu a monetização antecipada de reservas da Petrobras no Peru, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, totalizando um volume de reserva provada de 164 milhões de barris, por meio de desinvestimentos.


None

(Por Luciana Bruno)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.