Saiba quais documentos é preciso guardar após entregar a declaração do Imposto de Renda
Comprovantes devem ser preservados por, no mínimo, cinco anos, afirma especialista
Economia|Do R7
Os contribuintes que entregarem a declaração do Imposto de Renda neste ano devem estar atentos para não jogar fora alguns documentos importantes que podem ser solicitados pela Receita Federal no futuro.
De acordo com o coordenador de impostos da IOB da Sage Brasil, Valdir Amorim, é necessário preservar os informes de rendimento e o recibo da declaração que foi enviada para a Receita Federal.
Para aqueles que realizam a declaração no modelo completo, Amorim ressalta a importância de guardar os gastos referentes aos pagamentos que foram deduzidos do imposto, tais como as despesas com saúde e educação.
O coordenador afirma ainda que o Fisco recomenda que os documentos sejam guardados pelo prazo de, no mínimo, cindo anos após o exercício financeiro da entrega da declaração.
— Nós estamos entregando neste ano a declaração de 2016 em 2017. [...] Então, o documento só vai prescrever a partir de 2023.
Outra recomendação de Amorim é guardar também os documentos referentes a imóveis alugados, veículos financiados e compra e venda de imóvel. Ele explica que a medida permite que não se tenha problema caso a Receita venha a cruzar os dados com os declarados com cartórios e imobiliárias.