Semana Brasil começa nesta quinta com descontos de até 70%
Ação reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, roupas, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos, como uma prévia da Black Friday
Economia|Do R7
A segunda edição daSemana Brasil começa nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 13 setembro. Com descontos de até 70%, a ação reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, roupas, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos, em uma prévia da Black Friday, que neste ano será promovida em 27 de novembro.
Leia também:Vendas voltam a subir em agosto, com alta de 25%, diz associação
A iniciativa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do Ministério das Comunicações, coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), pretende movimentar a economia impactada pela crise da pandemia do coronavírus. Em 2020, a semana vai estimular a participação das pequenas e média empresas.
Para o presidente do IDV, Marcelo Silva, é importância dar prioridade ao segmento das pequenas e médias empresas, já que elas são a maioria das companhias brasileiras (ao redor de 90%) e foram as que mais sofreram em razão da crise acelerada pela covid-19.
A expectativa, segundo o presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Alfredo Cotait Neto, é de aumento nas vendas entre 10% e 15% em relação ao mês anterior. As vendas do varejo nacional cresceram 11,3% durante a Semana do Brasil de 2019.
Segundo números levantados pela Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%.
“Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, afirma Fábio Wajngarten, secretário executivo do Ministério das Comunicações.