Economia Smartphones já auxiliam na gestão de empresas a distância

Smartphones já auxiliam na gestão de empresas a distância

Dispositivos estão associados a celular de gestores para resolver problemas de forma rápida

Smartphones já auxiliam na gestão das empresas

Estima-se que mais de 5 milhões de dispositivos móveis serão integrados aos processos de gestão das empresas neste ano

Estima-se que mais de 5 milhões de dispositivos móveis serão integrados aos processos de gestão das empresas neste ano

Getty Images

Bom dia!

Imagine que, à 1h (uma hora da madrugada!), a linha de processamento de uma empresa pare de funcionar inesperadamente.

No exato momento em que a produção é interrompida, uma mensagem de texto chega ao celular do gerente de processos, que está em casa, se preparando para dormir.

Ele contata a supervisão e decide voltar para a empresa com a intenção de resolver o problema, que não pode esperar até o sol raiar.

Situações como essa são cada vez mais comuns em grandes corporações. Segundo um estudo da revista CIO, especializada em tecnologia da informação, estima-se que, em todo o mundo, mais de 5 milhões de dispositivos móveis pessoais serão integrados aos processos de gestão das empresas neste ano.

De acordo com Miguel Ruiz, presidente da MR Consultoria, a integração de dispositivos móveis aos processos das empresas é algo muito mais complexo do que se imagina.

— Não basta criar mecanismos de disparo automático de mensagens, é preciso definir toda uma nova governança corporativa. Integrar esses aparelhos à gestão das organizações exige inclusive cuidados com a segurança, uma vez que, tecnicamente, seria possível até intervir nos sistemas da empresa a distância.

Para Ruiz, o avanço das tecnologias de informação nas empresas é tão drástico que já é possível falar na ameaça de extinção de algumas atividades profissionais.

— Funções como bibliotecário, despachante, corretor de imóveis e até escritor de textos técnicos já estão entre as mais ameaçadas no mundo, uma vez que os serviços que esses profissionais prestam vão sendo cada vez mais acessados pelos próprios interessados por meio de conexões com sistemas, pela internet ou não.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia