Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Só 3 em cada 10 brasileiros na 3ª idade conseguem guardar dinheiro

Mais de 60% dos consumidores com mais de 60 anos se dizem independentes na hora de fazer compras, mostra pesquisa

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Brasil tem quase 30 milhões de idosos, diz Pnad
Brasil tem quase 30 milhões de idosos, diz Pnad Brasil tem quase 30 milhões de idosos, diz Pnad

A maioria dos brasileiros com mais de 60 anos (69%) não consegue guardar dinheiro, revela um estudo divulgado pela Quorum Brasil. Entre os outros 31% que chegam ao final do mês ainda com grana, um terço (33%) disse optar pela poupança como modalidade de investimento.

O coordenador da pesquisa, Cláudio Silveira, afirma que o peso do orçamento no bolso dos idosos está diretamente relacionado com os altos gastos com plano de saúde, remédios e alguns alimentos específicos. "A renda para de acumular, mas as despesas continuam a crescer", avalia ele.

Leia também

A última divulgação da IPC-3i, índice da FGV (Fundação Getulio Vargas) conhecido como a inflação da terceira idade, aponta que os preços para os mais velhos subiram 3,30% nos 12 meses finalizados em março. Entre os itens que mais pesaram no bolso dos idosos aparecem plano e seguro de saúde (+2,87%), tomate (+43,1%), gasolina (2,81%) e a tarifa de ônibus (+3,89%).

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em novembro do ano passado, a população brasileira tinha 29,6 milhões de idosos ao final de 2016. “Tem bastante poder de consumo nessa população”, diz Silveira.

Publicidade

O levantamento mostra ainda que dois em cada três consumidores (63%) com mais de 60 anos dizem ser independentes na hora de adquirir os produtos de interesse, alegam fazem as compras sozinhos e têm preferência pelos supermercados (93%).

Ao analisar a ainda baixa adesão da internet na hora de fazer as compras (10%), Silveira comenta que a prática ainda está distante dos hábitos de boa parcela da população idosa. “Daqui a 20 anos, nós vamos ter pessoas com 60 anos que hoje têm 40 e a proximidade deles com a internet vai ser muito maior porque cresceu em convívio com a internet”, destaca o coordenador do estudo.

A pesquisa da Quorum Brasil ouviu 500 pessoas com idade entre 60 e 80 anos, entre os dias 1º e 7 de abril.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.