TCU reconhece legalidade de investimentos do BNDES na JBS
Por maioria de votos, a Corte concluiu que não houve prejuízo aos cofres públicos
Economia|Do R7, em Brasília

O TCU (Tribunal de Contas da União) julgou nesta terça-feira (9) três processos referentes a operações de crédito e mercado de capitais realizadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com a empresa JBS, pertencente ao Grupo J&F. Por maioria de votos, a Corte concluiu que não houve prejuízo aos cofres públicos, dolo ou erro flagrante nas transações realizadas no período de 2005 a 2014.
LEIA TAMBÉM
Entre 2007 e 2011, a BNDESPar (BNDES Participações) investiu um total de R$ 8,1 bilhões no Grupo J&F, o que gerou um lucro de R$ 22,9 bilhões para o BNDES.
O TCU avaliou que os investimentos estavam alinhados com a política econômica da época, que buscava recuperação econômica. A PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) lançada em 2008 tinha como objetivo fortalecer o Brasil como o maior exportador mundial de proteína animal e tornar o setor de carnes o principal exportador do agronegócio brasileiro.
O apoio ao setor promovido pela PDP visava dar às empresas brasileiras capacidade financeira e apoio estratégico para explorar oportunidades no Brasil e no exterior. O sistema BNDES, por meio da BNDESPar, apoiou mais de 17 mil unidades produtoras de proteína animal entre 2005 e 2016, incluindo cooperativas agropecuárias e grandes exportadoras.















