Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: Pago as despesas da minha irmã de 64 anos; posso colocá-la como dependente?

Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7, que elas serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7


O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o IR 2023. Para participar, basta enviar a pergunta por email, para economia-R7@sp.r7.com. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta:Gostaria de saber se posso declarar como dependente uma irmã, de 64 anos, que não tem renda. Há muitos anos tenho custeado as despesas dela, como impostos, contas de luz, água, gás e mercado, entre outras coisas. Ainda não a incluí nas declarações anteriores por não ser tutor dela, mas gostaria de saber: existe alguma maneira de colocá-la como dependente no meu Imposto de Renda? (Newton Issao)

Resposta: O irmão ou irmã sem arrimo [apoio financeiro] dos pais, só pode ser dependente caso o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade se ele for incapacitado física ou mentalmente para o trabalho. Essa condição deve ser comprovada por laudo médico expedido por instituição pública, independentemente da vinculação dessa ao SUS (Sistema Único de Saúde). Portanto, o senhor só poderia incluir sua irmã como dependente se ela estivesse em situação de incapacidade comprovada.

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

. Quem ainda tem dúvidas sobre as regras para a declaração de dependentes na DIRPF 2023, pode acessar também:

Publicidade

Quem pode ser dependente no Imposto de Renda 2023?

IR 2023: entenda qual é a diferença entre dependente e alimentando

Publicidade

Posso colocar minha filha que está em tratamento de câncer como dependente?

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda, ou pelo Programa do IRPF 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.