Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três em cada dez contribuintes terão restituição do IR 2023 por Pix

Do total de declarações que terão devolução do imposto, 30% serão pelo sistema de pagamento instantâneo

Economia|Do R7


Primeiro lote de restituição sai nesta quarta (31)
Primeiro lote de restituição sai nesta quarta (31)

Três em cada dez contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda 2023 vão receber por Pix. O primeiro lote será pago a 4,1 milhões de pessoas nesta quarta-feira (31), quando termina o prazo de entrega da declaração. O valor de RS 7,5 bilhões é recorde.

VEJA SE VOCÊ ESTÁ NO PRIMEIRO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2023

Segundo a Receita Federal, dos 34,2 milhões de contribuintes que entregaram o documento até esta segunda-feira (29), 64% terão restituição. Desse total, 30% serão realizados pelo sistema de pagamento instantâneo. 

Neste ano, uma das novidades foi que os contribuintes que optaram por receber os valores via Pix (com cadastro do CPF) entraram na lista de prioridades no pagamento. A declaração pré-preenchida também entrou nesse rol.

Publicidade

Fazem parte dos grupos prioritários, por exemplo, as pessoas com idade superior a 80 anos, as que têm mais de 60 anos e os contribuintes portadores de moléstia grave, entre outros. Além desses critérios, é levada em consideração a data do envio da declaração à Receita Federal. Quem declara primeiro recebe primeiro.

No cronograma de restituições, o segundo lote tem previsão de pagamento em 30 de junho, e o terceiro, em 31 de julho. Os contribuintes que ficarem para o quarto lote recebem em 31 de agosto, e o quinto e último lote vai ser pago em 29 de setembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.