União Europeia retoma pré-listing de frango brasileiro, suspenso desde 2018
Medida valida o sistema de inspeção nacional e diminui burocracias no processo de exportação
Economia|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A União Europeia anunciou a retomada do pré-listing para a importação de frango brasileiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por meio de sua conta no Instagram, nesta quinta-feira (23). A medida significa a validação do sistema de inspeção nacional dos produtos e garante rapidez no processo comercial.
“Mais uma vitória para a agropecuária, em especial para o setor de frangos brasileiro”, afirmou o ministro, que está na Indonésia integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A autorização estava suspensa desde 2018, quando foram identificadas irregularidades em frigoríficos brasileiros.
Leia Mais
No fim de setembro, a União Europeia já havia anunciado a reabertura do mercado europeu para a carne de frango e de peru produzida no Brasil e reconhecido o país como livre da gripe aviária. As exportações estavam suspensas desde maio, quando um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificado no Rio Grande do Sul.
O que é o pré-listing?
O pré-listing é a viabilização de um sistema que dispensa auditorias adicionais para as empresas brasileiras exportadoras, garantindo o fim de um controle reforçado com inspeções mais rigorosas. Em termos simples, sua retomada desburocratiza os processos de exportação e serve como uma aprovação do sistema de inspeção nacional, o que torna o comércio mais rápido e eficiente.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
