Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale diz que ANM determinou suspensão de atividades em Fábrica e Vargem Grande

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Vale informou que a regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a suspensão imediata das atividades dos complexos de Fábrica e de Vargem Grande, em Minas Gerais, para evitar "eventuais gatilhos para modos de falha por liquefação" das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III, Grupo e Vargem Grande.

Em comunicado na noite de quarta-feira, a mineradora destacou que atendeu imediatamente à determinação, mas irá entrar com recurso junto à Diretoria Colegiada da ANM para realizar desmonte mecânico via trator e manter as operações das usinas de concentração e pelotização, "o que levará a impactos limitados nos volumes de produção, cujos valores serão informados assim que estimados".

"Cabe ressaltar que a interrupção das operações de desmonte por explosivo e a introdução de desmonte mecânico via trator nas minas próximas já faziam parte dos planos de descomissionamento das barragens a montante e serão desta forma antecipadas."

Na véspera, a Vale já havia anunciado a realocação de mais de 100 pessoas que vivem no entorno dessas cinco barragens. No caso da mina de Fábrica, contudo, esperava manter a produção através do processamento a seco, com uma perda de produção estimada em 3 milhões de toneladas em 2019.

Publicidade

Ainda em janeiro, a mineradora aprovou investimentos de 5 bilhões de reais para acabar com suas barragens a montante, o mesmo sistema utilizado na estrutura que se rompeu em Brumadinho e deixou centenas de mortos.

Para a desmontagem das barragens em Minas Gerais, a Vale estimou uma redução de 40 milhões de toneladas/ano na capacidade de produção de minério de ferro, mas disse que compensaria parte dessas perdas com aumento da produção em outros sistemas produtivos.

Publicidade

None

(Por José Roberto Gomes)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.