Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como usar o portal que identifica telemarketing 'chato'

Iniciativa da Anatel com operadoras de telefonia pretende evitar chamadas curtas, com menos de três minutos, e ligações ofensivas

Economia|Vinicius Primazzi, do R7*

As chamadas curtas duram menos de três segundos e podem ocorrer diversas vezes durante o dia
As chamadas curtas duram menos de três segundos e podem ocorrer diversas vezes durante o dia As chamadas curtas duram menos de três segundos e podem ocorrer diversas vezes durante o dia

Iniciativa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em parceria com operadoras de telefonia, o portal Qual Empresa Me Ligou permite que os consumidores saibam qual é a empresa que telefona para seu número insistentemente. O objetivo é inibir esse tipo de procedimento, comum a empresas de telemarketing, que fazem chamadas curtas, com menos de três minutos de duração, além de ligações ofensivas. 

Usar o serviço é bem simples, e o cliente precisa fornecer apenas o número de telefone que aparece no identificador de chamadas, depois que receber um telefonema desse tipo. Depois disso, o portal indicará de qual empresa partiu a ligação e, com essa informação em mãos, o consumidor poderá procurar os órgãos de defesa, para garantir seus direitos.

Leia também

Por enquanto, O Qual Empresa Me Ligou não abrange todas as empresas de telemarketing, somente aquelas ligadas às prestadoras de telecomunicação parceiras, que são: Algar Telecom, Claro, Vivo, Sercomtel, Oi e Tim.

A expectativa é de que, em breve, também será possível pesquisar os números ligados a outras prestadoras de serviço, à medida que o portal cresce, o que deve acontecer nos próximos meses.

Publicidade

Isso acontece porque a base de dados do portal abrange consultas a números que estão vinculados a empresas e, sendo assim, caso o telefone pesquisado não seja conectado a uma operadora, aparecerá a mensagem: “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal".

As atualizações do sistema, para a inclusão de números novos no portal, podem demorar até 30 dias, e dependem do envio das informações pelas prestadoras de serviço.

No total, a Anatel consolidou uma lista dos 410 usuários que mais fizeram chamadas curtas no período entre 30 de outubro e 24 de dezembro de 2022. Eles realizaram 9,7 bilhões de chamadas nesses dois meses, sendo 5,8 bilhões do tipo curta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.