Logo R7.com
RecordPlus

Vendas no comércio avançam 1,1 % em setembro, depois de 3 quedas seguidas 

Aumento em 12 meses foi de 3,2%, segundo IBGE, o que supera as expectativas de analistas do mercado

Economia|Do R7

  • Google News
Vendas no comércio subiram em setembro, depois de três meses em baixa
Vendas no comércio subiram em setembro, depois de três meses em baixa

Depois de cair por três meses seguidos, as vendas do comércio varejista subiram 1,1% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado veio acima da mediana das estimativas dos analistas, positiva em 0,2%, e perto do teto do intervalo das previsões, de alta de 1,4%. O piso era baixa de 0,8%.

Na comparação com setembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,2% em setembro de 2022. Nesse confronto, as projeções iam de uma queda de 0,5% a aumento de 3,5%, com mediana positiva de 1,5%.


As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 0,8% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve queda de 0,7%.

Varejo ampliado

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana, positiva em 0,7%, e dentro do intervalo das projeções (recuo de 0,5% a avanço de 2,5%).


Na comparação com setembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1% em setembro de 2022. Nesse confronto, as projeções variavam de redução de 1,9% a expansão de 1,7%, com mediana positiva de 0,4%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 0,6% no ano e redução de 1,6% em 12 meses.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.