Vídeo sobre apartamento de 10 m² gera indignação na internet
Corretor mostra o imóvel inteiro em apenas 39 segundos no TikTok; edifício fica em Santa Cecília, São Paulo, região valorizada
Economia|Mariana Botta, do R7
Desde o dia 30 de junho, um vídeo de 39 segundos publicado no TikTok pelo corretor de imóveis Gutemberg Albuquerque (@albuquerque,1989) vem despertando reações de indignação em quem o vê. Isso porque ele mostra um apartamento que está à venda em São Paulo, avaliado em R$ 200 mil, que tem apenas 10 m². Até o início da tarde desta quarta-feira (6), a postagem havia alcançado 3.415 curtidas, sido compartilhada 1.496 vezes e recebido 897 comentários.
Na gravação, Albuquerque diz se tratar do menor imóvel da América Latina, "título" que também foi usado pela incorporadora Vitacon na época do lançamento do condomínio VN Nova Higienópolis, ainda na planta, em 2017. Ele fica entre os bairros Santa Cecília e Higienópolis e tem 111 apartamentos, com cinco tamanhos, entre 10 m² e 77 m²: são 72 unidades com 10 m², 14 com 15 m², dois com 19 m², 22 com 33 m² e um com 77 m². Foi anunciado como "studio inteligente", um novo conceito de moradia.
Nos comentários da publicação e nas republicações do vídeo em outras redes (Facebook, Instagram e Twitter), há reações variadas, que vão de risadas a comparações com os preços de imóveis em outras localidades, frases irônicas e de irritação e especulações sobre o que seria possível comprar com R$ 200 mil em várias cidades do Brasil.
"Claustrofóbico" e "piada" são observações recorrentes, que aparecem em quase todas as postagens. "Sem condições. Não compraria nunca. O banheiro de vidro piorou o que já era péssimo", escreveu no TikTok a usuária @waniareis880. Ela se refere ao fato de, logo na entrada do apartamento, haver, de um lado da porta, uma pia da cozinha e, do outro, um vidro transparente, como os de boxe, que separa a copa-cozinha do banheiro, como pode ser visto no vídeo abaixo:
"Nada como comer uma comida caseira com sabor e cheiro de banheiro, bom que já é tempero natural", comentou @Vita mirabile, também na postagem original. Já @Fabio Almeida diz: "Eu morreria de ansiedade morando em algo tão pequeno".
Quanto ao preço, @lucianamathias43 diz que o apartamento deveria custar bem menos: "Caríssimo 40k no máximo nesse ovo". E essa é a opinião geral. "200k num cativeiro de luxo", escreveu @Erikbritoo, e "Um cativeiro gourmet", disse @Cristiano Ivo. Para @Raffael Spinelli, "é melhor comprar um container e viver nele".
Independentemente das polêmicas, a proposta era apresentar um novo conceito de moradia, um "studio inteligente", voltado a jovens universitários e pessoas com famílias pequenas que têm o desejo de simplificar a vida. Outro público visado pela Vitacon, que ficou famosa nos últimos anos pela construção de moradias compactas, como estúdios e microapartamentos, é o investidor imobiliário, inclusive o que aluga o imóvel para temporadas. Conheça mais detalhes do apartamento e do condomínio: