Ação oferece bolsas de estudos do ensino médio para jovens de baixa renda
Inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto na internet; para participar aluno deve estar no 9º ano do fundamental
Educação|Do R7
Uma iniciativa do Instituto Somos, disponibiliza mais de 200 bolsas de estudos a alunos com baixas condições socioeconômicas da rede pública. Os jovens terão a oportunidade de cursar o ensino médio em uma das 143 escolas parceiras da rede, distribuídas em 19 estados brasileiros.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto pela internet. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental 2 em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico. Outro pré-requisito para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.
Leia também
Os interessados precisam acessar a página da internet para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos: um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem.
O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias: análise socioeconômica; avaliação acadêmica online; entrevista online com voluntários do instituto; entrevista com alunos e responsável na escola escolhida.
Os aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.
Formação gratuita para educadores da rede pública
Chamado de "Recomposição da Aprendizagem", uma plataforma desenvolvida em parceria com a organização de Impacto Social Nova Escola, a Fundação Lemann, o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Chamex, visa a formação gratuita para educadores da rede pública em todo o país.
A ferramenta traz aos profissionais da educação aulas ao vivo, banco de atividades, formações e planos de aula e avaliação que podem ser usados da educação infantil ao ensino médio. Todos os materiais já estão disponíveis para consulta.