Africanos e latinos: MEC abre 6.000 vagas gratuitas para estudantes estrangeiros cursarem graduação
Alunos de países da Europa, da Ásia e da Oceania também podem ser inscrever; resultado preliminar sai em 30 de outubro
Educação|Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está com mais de 6.000 vagas abertas no processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto.
O PEC-G é um instrumento de cooperação educacional que oferece a estrangeiros com idade mínima de 18 anos, com ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de realizar a graduação completa, de forma gratuita, em instituições brasileiras de educação superior.
Trata-se de um dos programas de mobilidade acadêmica mais antigo do Brasil, em vigor desde 1965, e também um dos mais abrangentes internacionalmente.
Para esta edição, as vagas serão distribuídas em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de educação superior de todas as regiões do país. Os estudantes serão selecionados para iniciar os cursos em 2024.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada junto a uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos países participantes do programa, conforme listado no edital nº 5/2023.
Ao todo, são 69 países conveniados com o programa, sendo a maior parte da África (29) e da América Latina e Caribe (25).
Estrangeiros de alguns países da Europa, da Ásia e da Oceania também podem ser inscrever. O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado a partir do dia 30 de outubro.
Uma comissão de seleção instituída pelo MEC, composta por servidores e docentes de instituições federais e de ensino, será responsável pela análise do histórico escolar e demais documentos exigidos para a candidatura.
VEJA MAIS: da guerra ao calor, especialista insica sete atualidades que podem cair na prova
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. ...
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. Os vestibulares costumam ser mais imediatistas e diretos na sua abordagem de atualidades: fatos específicos que viraram notícia há pouco tempo podem aparecer nas provas. Já o Enem costuma trabalhar com o contexto: dessa forma, é comum que a prova apresente acontecimentos dentro de uma conjuntura histórica que já vem ocorrendo há certo tempo, mas que voltaram à pauta das notícias recentemente, como o conflito entre Israel e Palestina. A pedido do R7, Priscila Naves, coordenadora pedagógica do cursinho Aprova Total, elencou sete temas nos quais vale a pena fica ligado. Confira a seguir VEJA MAIS: Saiba quais são os cursinhos populares com vagas abertas para se preparar para o vestibular








