Educação Alarme do celular e caneta azul: saiba o que desclassifica no Enem

Alarme do celular e caneta azul: saiba o que desclassifica no Enem

Estudantes devem ficar atentos às regras estabelecidas pelo Inep durante a prova para não ter susto e perder um ano à toa 

Saiba o que é proibido no Enem

Enem: Zero na redação e lápis sobre a mesa podem tirar o aluno do Exame

Enem: Zero na redação e lápis sobre a mesa podem tirar o aluno do Exame

A8SE

Estudar o ano todo e ser desclassificado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) porque usou caneta azul ou por conta do alarme do celular é algo que ninguém quer. Saiba o que pode e, principalmente, o que é proibido durante as provas que serão aplicadas neste domingo (3) e no próximo (10).

No dia da prova, nada de conversa fora de hora. Só é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador da prova. Qualquer tipo de comunicação com outra pessoa após às 13h (horário de Brasília), após os fechamentos dos portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.

Livros, apostilas ou qualquer impresso é vetado durante o Enem. Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Deixar a sala antes de duas horas do início do exame também elimina o participante.

Anotação nas folhas de provas, entregues pela equipe de aplicação do exame, só pode ser iniciada depois da autorização do aplicador.

É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.

Eletrônicos

Ninguém pode se recusar a ser submetido à revista eletrônica, à coleta de dado biométrico e a ter seus objetos revistados eletronicamente. Somente a caneta esferográfica preta de tubo transparente é permitida na sala de prova.

Atenção: se o participante for flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, ele será eliminado.

Celular

O aparelho de telefone celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ser guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado até que o participante saia definitivamente do local de provas. Se o aparelho emitir qualquer som, o que inclui toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado. Portanto, se certifique que desligou o seu aparelho celular.

Exame

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Todos que irão fazer o exame devem chegar aos locais de prova até às 12h (horário de Brasília). Os portões fecharão às 13h e o exame começa às 13h30.

Neste domingo (3), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No dia 10, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e os presentes terão 5 horas para realizar o exame.

Arte R7