Educação Aplicação do Enem não está prevista nas metas do Inep

Aplicação do Enem não está prevista nas metas do Inep

Questionado, instituto informa que "trabalha com o MEC" para realizar o exame sem dar mais informações sobre a prova

Enem: Inep não coloca nas metas para 2021 a aplicação do exame

Enem: Inep não coloca nas metas para 2021 a aplicação do exame

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) publicou na última terça-feira (11) uma portaria com as metas do instituto para 2021 no Diário Oficial da União, sem, no entanto, explicar como será a aplicação do Enem.

De acordo com a portaria, assinada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, destaca que "as metas institucionais globais foram elaboradas a partir da análise do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) e subsidiarão a elaboração das metas intermediárias, referentes às equipes de trabalho das unidades organizacionais do Inep."

Após a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2021, o MEC (Ministério da Educação) sofreu um corte de recursos e congelamento de R$ 2,7 bilhões, que atinge as verbas discricionárias da pasta. O impacto foi sentido em todas as instâncias da pasta; as universidade federais perderam R$ 1 bilhão do orçamento e correm o risco de paralisarem as atividades no próximo semestre.

Na portaria, o Inep descreve como meta o "planejamento e preparação técnica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", mas não traz informações sobre a aplicação. De acordo com os dados do MEC, a aplicação do Enem envolve 400 mil pessoas em todo o país e em 2020 o exame foi aplicado em 14 mil pontos diferentes. 

Questionado sobre as metas e como será a aplicação do Enem, o Inep respondeu que "Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalham para realizar o Enem em 2021" sem dar detalhes.

O Inep também confirmou a data para o pedido de isenção da taxa do Enem, que de acordo com o edital será no dia 17 de maio, no entanto, não há data para a aplicação do exame.

Últimas