Brasileiros são premiados em evento internacional de tecnologia
1ª edição do TechFest reuniu jovens do México, EUA, Índia e Brasil e premiou projetos de jogos online e de designs de aplicativos
Educação|Alex Gonçalves, do R7*
Pablo Barrionuevo, 16 anos, estuda no Centro Educacional Leonardo Da Vinci de Brasília (DF) e participou da 1ª edição mundial do TechFest, evento de inovação e tecnologia que reuniu neste mês jovens estudantes do México, EUA, Índia e Brasil.
O evento conta com a participação de jovens do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas parceiras da Full Sail University (EUA), que promove o TechFest. Os estudantes puderam realizar criações de jogos, personagens 3D e designs de aplicativo, tudo de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19.
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O estudante venceu na categoria criação de jogos interativos com o jogo The Robber. Para ele, o processo de desenvolvimento foi difícil. "Precisei dividir o tempo que tinha para cada projeto e para a escola", conta. "Além disso, por causa de problemas de execução do jogo, perdi parte do tempo planejado para os outros trabalhos."
Mesmo com dificuldades durante a execução dos trabalhos, o jovem não acreditou quando foi premiado. "Ao receber a notícia, não consegui acreditar. Pensei que fosse um sonho", relata.
O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da instituição americana por meio de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras parceiras. São webinários gratuitos, programas e eventos tecnológicos que incentivam jovens alunos a despertar novas habilidades para os estudos e atuação profissional.
Todos os alunos que participaram da TechFest com os projetos obtiveram certificação internacional, certificados de honra ao mérito para os top 3 de cada país e um certificado de vencedor de cada país.
Também participaram do evento os alunos Leonardo Fava, do Colégio Presbiteriano Mackenzie Internacional de Tamboré (SP), que venceu na categoria criação do design aplicativo e também recebeu menções honrosas junto com Theo Augusto, do Colégio Johann Gauss, de São Paulo (SP), e Julia Cordeiro e Catalina Pestalardo, do Everest Internacional School, do Rio de Janeiro (RJ).
O vencedor da categoria produção de personagem 3D foi Daniel Emrish Filho, do Colégio Guilherme Dumont Villares, de São Paulo (SP). E as menções honrosas desta categoria foram para Rebecca Bessa McDonell, do Colégio School of the Nations, de Brasília (DF), e para Heitor Benotti, do Colégio Guilherme Dumont Villares, de São Paulo (SP).
Vale destacar que para participar do evento o aluno deve ter proficiência em língua inglesa para participação ativa das atividades e estar regularmente matriculado em uma unidade de ensino parceira da universidade. Caso a escola não esteja cadastrada, poderá realizar a solicitação por email de forma gratuita.
Construção de novas habilidades
Carol Olival, diretora de extensão comunitária da Full Sail University, explica que o ensino criativo é desenvolvido com cursos de diferentes áreas. "Imagina poder realizar um bacharelado de locução esportiva com foco em jogos digitais", diz. "O Brasil ainda enfrenta desafios e processos burocráticos para homologação de novos cursos, enquanto nos Estados Unidos é tudo muito rápido, principalmente no mundo do entretenimento", explica.
Para Olival, atuar com escolas brasileiras do ensino médio é mostrar aos alunos novos caminhos e oportunidades para o futuro. "Hoje, muitos jovens são apaixonados pelo mercado de games, e o acesso à informação é essencial", explica. "Muitos acreditam que a carreira de gamer é passar o dia todo jogando; pelo contrário, é um nicho corporativo com diversas areas."
Ainda de acordo com a especialista, o evento TechFest traz na prática o processo de experimentação dos alunos para que possam desenvolver suas aptidões. "O ensino americano tem esse lado cultural de focar as habilidades durante o high school. E temos agora o novo ensino médio que revoluciona a educação brasileira, que fala sobre a construção de conhecimento e projeto de vida", finaliza.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Karla Dunder