Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Capacitação: confira cursos gratuitos com inscrições abertas em julho

Há oportunidades para quem busca primeiro emprego, recolocação profissional ou carreira no exterior, por meio de bolsas de estudos

Educação|Do R7

Cursos estão disponíveis na modalidade online no site das organizações
Cursos estão disponíveis na modalidade online no site das organizações Cursos estão disponíveis na modalidade online no site das organizações

As férias escolares estão quase acabando, mas ainda dá tempo de conhecer iniciativas que oferecem cursos de capacitação profissional gratuitamente e online.

São oportunidades de estudo para quem busca o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, e também há chances para quem tem interesse em uma carreira fora do país. Confira.

Estudantes com mais de 18 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever a partir da quarta-feira (27) no programa de educação em tecnologia, pela internet. As turmas selecionadas passarão por um ciclo de formação 100% online, com aulas gravadas e ao vivo, material de apoio e avaliações técnicas. Todos que participarem das 15 semanas do curso vão receber um certificado de conclusão.

Leia também

Além do conteúdo técnico, haverá cem horas de aulas de desenvolvimento web (com CS e JavaScript) e de FrontEnd (com design thinking, UX, CSS, HTML, entre outros) e o curso também vai contar com assuntos que vêm ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho, como diversidade, soft skills e gestão de projetos. Para facilitar o acesso aos conteúdos, há uma parceria com uma operadora de internet que garante que alunos não utilizem seu pacote de dados para acessar os conteúdos da plataforma. O programa é uma parceria do Instituto Nu e Descomplica.

Continua após a publicidade

Outra iniciativa com mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional faz parte do projeto Capacita, que visa oferecer capacitação rápida. A ação acontece duas vezes por ano, nos meses de janeiro e de julho, nas instituições mantidas pelo Ser Educacional em todo o país.

Entre as opções disponíveis de cursos estão: como se comportar em uma entrevista de emprego; como construir seu currículo; curso básico de Excel; primeiros socorros; liderança e desenvolvimento de equipes; reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão; harmonização artificial; direito do consumidor; criação e produção de podcasts; gastronomia vegana; construção de robôs de batalha; entre outros.

Continua após a publicidade

As informações sobre as ofertas por unidade, inscrições, datas e horários podem ser encontradas nos sites das instituições.

Primeiro emprego

Para quem busca o primeiro emprego, o Instituto Proa está com 2.500 vagas para jovens de 17 a 22 anos do estado de São Paulo que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

Continua após a publicidade

Os interessados têm até a próxima terça-feira (26) para se inscrever no curso online, por meio do site da organização. Os candidatos farão testes de língua portuguesa, matemática e análise comportamental, além de enviar um áudio sobre os motivos para querer entrar no projeto.

O curso tem cem horas de duração e é dividido em cinco módulos, que preparam os alunos para definir metas profissionais e realizar boas entrevistas de emprego. São 7h30 de aulas por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros mediados por tutores. Os jovens podem optar por cursar um sexto módulo, com uma trilha técnica específica.

As aulas começam no dia 1º de agosto. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. 

Preparação para estudos fora do país

A Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, um curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda. Os interessados podem efetuar a inscrição pelo site. Não há restrições nem pré-requisitos.

Com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, o Prep Pós reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de um curso de pós-graduação no exterior.

Oportunidade de bolsa de estudos no exterior

A CCTB (Canadian College of Tecnology and Business), em Vancouver, no Canadá, está oferecendo bolsas de aproximadamente R$ 50 mil — cerca de CAD$ 12 mil, em diversos cursos. Os participantes interessados podem acessar o site para obter mais informações.

No dia 28 de julho, a partir das 19h (horário de Brasília), acontece um evento, com apoio da Seda Intercâmbios, para tirar todas as dúvidas dos interessados no programa de bolsas. Os estudantes participantes ainda são elegíveis a um programa provincial de imigração, que possibilita aos candidatos migrem para o Canadá pela experiência de trabalho na área de tecnologia. O processo de admissão é simples e o nível de inglês exigido é o intermediário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.