Com mais de 100 universidades sem internet adequada, o maior perdedor é a educação; veja análise
Professor explica que falta de atualização está envolvida a programas mal-planejados
Educação|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os tempos mudaram e agora internet e educação andam lado a lado. Porém, de acordo com uma pesquisa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), pelo 118 unidades de universidades e institutos federais não possuem conexão à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Uma situação preocupante em um país onde, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6% da população nem tem acesso à internet.
O sétimo artigo da lei que instituiu o Marco Civil da Internet diz que o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania; para o professor e especialista em legislação educacional e inspeção escolar Erik Anderson, o mesmo vale para a realidade universitária, uma vez que a falta do recurso é prejudicial para o exercício da academia.
Além das dificuldades para a atualização de conteúdos, o especialista explicou no Conexão Record News desta segunda (16) que a avaliação da infraestrutura das universidades pelo Ministério da Educação também é prejudicada. “Aspectos como a biblioteca e acervos físicos ou virtuais comprometem a pontuação, pois a instituição não tem uma conectividade boa o suficiente para assegurar aos seus estudantes a constante atualização e as diversas formas dinâmicas e ativas de aprendizagem”
Ao ser questionado, o professor respondeu acreditar que programas governamentais mal planejados, como o ReUni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), são os responsáveis por gerar essa falta de conectividade. No exemplo dado, houve um processo de expansão nas instituições interioranas, porém a modernização não foi bem executada. “Primeiro vem a quantidade, depois pensa-se na qualidade”, resume Anderson.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!








