Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos

Confira dicas para encurtar o caminho entre o diploma e o mercado de trabalho. Etecs e Fatecs estão com inscrições abertas para cursos gratuitos

Educação|Karla Dunder, do R7

Cursos aproximam estudantes do mercado de trabalho
Cursos aproximam estudantes do mercado de trabalho Cursos aproximam estudantes do mercado de trabalho

Muitos estudantes ficam na dúvida no momento de escolher uma profissão. Vale a pena fazer um curso técnico? O que faz um tecnólogo? Confira a diferença entre as modalidades de cursos para fazer a melhor escolha.

O primeiro passo é entender a diferença do nível de escolaridade. Os cursos técnicos oferecem formação de nível médio. Já os técnólogos valem como curso superior. Para ser um tecnólogo é preciso ter completado o ensino médio e normalmente e o candidato precisa passar por um processo seletivo (vestibular, Sisu).

Leia mais: Abertas as inscrições para o vestibulinho das Etecs

Os cursos de tecnologia são uma opção para quem busca um diploma universitário, mas ligado à prática de mercado. Além de desenvolver habilidades práticas, o aluno também é preparado para a área de gestão. Outro benefício dos cursos superiores de tecnologia é a possibilidade de realizar uma pós-graduação e concorrer a concursos públicos.

Publicidade

Já a vantagem do técnico é unir o ensino médio e sair com uma profissão. Neste curso, o estudante sai preparado para desempenhar funções técnicas específicas, propiciando a sua preparação para o dia a dia da profissão.

Algumas instituições oferecem cursos técnicos não atrelados ao ensino médio.

Publicidade

Outra diferença entre os cursos está no tempo de duração. No caso dos técnicos, dependendo da instituição, variam de meses e podem chegar a três anos. O tecnólogo dura, no máximo, três anos.

Inscrições abertas

Em São Paulo, os estudantes interessados em fazer um desses cursos podem se inscrever para disputar uma vaga em uma das Etecs (Escolas Técnicas de São Paulo) ou para as Fatecs (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).

Publicidade

Etecs e Fatecs: ainda dá tempo de fazer as inscrições para 2021

Os interessados em concorrer a uma vaga no vestibulinho das Etecs devem fazer a sua inscrição até a próxima segunda-feira (14), às 15 horas, exclusivamente pelo site. O valor da taxa é de R$ 19. A classificação será feita por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever até terça-feira (15), até as 15 horas, pela internet. A taxa é de R$ 39. A seleção será feita também por análise de histórico escolar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.