Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Diplomas estrangeiros poderão ter revalidação simplificada

Para auxiliar, o poder público divulgará cursos, instituições e programas de excelência

Educação|Da Agência Brasil com informações da Agência Senado

  • Google News
Comissão do Senado aprova proposta que simplifica a revalidação de diplomas, e projeto será votado em turno suplementar
Comissão do Senado aprova proposta que simplifica a revalidação de diplomas, e projeto será votado em turno suplementar

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira (3) a proposta que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado, expedidos por instituições de educação superior estrangeiras cuja excelência seja atestada e declarada pelo poder público brasileiro.

O substitutivo ao Projeto de Lei do Senado 399/2011, do senador Roberto Requião (PMDB-PR) será votado em turno suplementar, e depois seguirá direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado. O substitutivo eliminou a possibilidade de “reconhecimento automático”, contida na proposta original.


Com a aprovação do texto, diplomas de universidades estrangeiras, cuja excelência seja atestada e declarada pelo órgão responsável pela coordenação da política nacional de educação, não precisarão ser analisados individualmente por uma comissão, como acontece atualmente.

Senado vota projeto que facilita reconhecimento de diploma estrangeiro


Leia mais sobre Educação no R7

Para auxiliar essa análise, o poder público divulgará, anualmente, relação de cursos, instituições e programas de ensino estrangeiros de excelência, acompanhada de instrução de procedimentos e orientações para a tramitação célere dos processos de revalidação.


De acordo com texto do relator na comissão de educação, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), os processos de revalidação ou reconhecimento de diplomas de graduação deverão ser feitos por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área, ou equivalente, observando os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação e parâmetros de qualidade e prazos definidos em colaboração com o órgão responsável pela avaliação dos cursos de graduação do País.

Já os diplomas de mestrado e doutorado, expedidos por instituições ou cursos estrangeiros, só serão reconhecidos mediante processo de avaliação feito por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

Câmara discute destaques ao Plano Nacional de Educação esta semana 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.