Educação EAD segue em alta e ultrapassa os cursos presenciais em número de alunos

EAD segue em alta e ultrapassa os cursos presenciais em número de alunos

Dados do Censo da Educação foram divulgados pelo Inep nesta sexta (18) e mostram que 53,4% dos estudantes escolheram a graduação online

  • Educação | Do R7

EAD: número de estudantes na modalidade tem crescido a cada ano

EAD: número de estudantes na modalidade tem crescido a cada ano

Freepik

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira (18) os dados do Censo da Educação Superior 2020. Pela primeira vez na história, o número de estudantes que optaram pela graduação a distância é maior que o daqueles que estudam na modalidade presencial. 

De acordo com as informações do Censo, dos cerca de 3,7 milhões de estudantes que ingressaram em instituições públicas e privadas em 2020, 53,4% (mais de 2 milhões) escolheram a graduação online e 46,6% optaram pelo curso presencial.

Na edição de 2019, a rede privada já havia registrado o ingresso maior nas vagas das graduações a distância. Nos últimos dez anos, o número de ingresso em cursos presenciais encolheu 13,9%, enquanto nos cursos a distância aumentou 428,2%. A participação percentual de novos alunos em graduações online, que em 2010 era de 17,4%, atualmente é de 53,4%.

Contribuíram para esse resultado a influência da pandemia e o fato de que muitos estudantes são atraídos pela liberdade de conciliar os estudos com a agenda, além de mensalidades mais baixas no caso das instituições privadas.

Últimas