Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Enade será online, anual e contará para acesso a pós-graduação

Com a mudança, nota do aluno será incluída no histórico escolar e vira quesito de admissão

Educação|Do R7

  • Google News

A aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) será digital e anual, para todas as instituições e cursos, anunciou o MEC (Ministério da Educação) na manhã desta sexta-feira (18). Concluintes de algumas áreas poderão fazer a prova online já a partir de 2016.

Com a mudança, a nota do aluno na prova será incluída no histórico escolar e considerada um quesito de admissão em cursos de pós-graduação. A medida tem o objetivo de diminuir os índices de abstenção.


Em 2014, por exemplo, dos 481,7 mil concluintes de 9.963 cursos, mais de 84 mil não foram fazer a prova. Oministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre a mudança.

— Diferentemente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em que é a vida do aluno que está em jogo — ele pula o muro, chora se chega atrasado —, no Enade é a qualidade da instituição. O estudante já está com a cabeça no mercado de trabalho, e acaba não participando.


Já que não exige a impressão do exame em papel e o pagamento de funcionários, a prova online trará "economia significativa" ao orçamento do MEC, afirmou, sem especificar o quanto. Além disso, será "mais rica em recursos".

Mercadante exemplificou que, no caso dos cursos de Música, será possível utilizar vídeos e sons nos enunciados das questões.


O conceito Enade será calculado sob um novo método. Serão levados em conta aspectos como a trajetória acadêmica do aluno e as taxas de desistência. Outra proposta do MEC é associar as notas do Enem e do Enade.

— Se um aluno entra com nota 1 e sai com nota 4, significa que a universidade fez um bom trabalho. Isso deve ser valorizado.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.