Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem 2022: mais de 3,3 milhões participam da primeira prova neste domingo (13)

Participantes terão 5h30 para fazer provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias

Educação|Karla Dunder e Alex Gonçalves, do R7

Cerca de 3.396.597 participantes são esperados para realização do exame
Cerca de 3.396.597 participantes são esperados para realização do exame Cerca de 3.396.597 participantes são esperados para realização do exame

A primeira edição 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (13), para mais de 3,3 milhões de estudantes, o segundo menor número de inscritos desde 2009. Os participantes devem responder a 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além de produzir uma redação.

Os portões serão abertos ao meio-dia e o fechamento às 13h. Já o início da prova está marcado para às 13h30 e o término às 19h. Os estudantes têm 5h30 minutos para concluir o primeiro dia do Enem. A orientação é que os participantes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência para evitar sustos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) segue o horário de Brasília. Estudantes da região norte e de Fernando de Noronha devem ficar atentos ao fuso para não perder a prova.

Todos os participantes devem levar um documento original com foto. São aceitos o RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte e carteira de trabalho. Nesta edição, também vale documentos digitais como a CNH e o e-título, desde que estejam no aplicativo oficial. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que todos levem o Cartão de Confirmação do exame.

Publicidade

Só são aceitas canetas esferográficas de material transparente e com tinta preta. Nenhum material de papelaria como lápis e régua podem ser levados para a prova. Vale ter a mão mais de uma caneta para não ter problema no preenchimento do gabarito no Cartão de Respostas.

Relógios não são permitidos e os celulares devem ser desligados e colocados em um envelope lacrado. Nenhum sinal sonoro pode ser emitido durante a prova, qualquer alarme ou som leva à desclassificação do candidato. Qualquer tipo de dispositivo eletrônico é vetado no exame.

Publicidade

Bonés, gorros e chapéus ou qualquer adereço que cubra o cabelo e as orelhas não são permitidos. O mesmo vale para os óculos escuros.

Prova

Neste primeiro dia de prova, os estudantes devem responder a 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A prova de linguagens conta com 5 questões referentes à língua estrangeira inglês e espanhol. O candidato deve responder apenas as questões do idioma escolhido no ato da inscrição.

Publicidade

Os participantes devem produzir uma dissertação com no mínimo sete e no máximo 30 linhas a partir do tema proposto. Não precisa fazer título. A prova vale mil pontos e pode ser um diferencial para conquistar uma vaga em uma boa universidade.

Enem 2022

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.