Enem 2023: São Paulo também terá gratuidade de metrô, trens e ônibus intermunicipais
Linhas serão reforçadas nos dois domingos de prova e passe será livre entre as 9h e as 21h
Educação|Do R7

Por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, o governo de São Paulo determinou a gratuidade no metrô, nos trens e nos ônibus metropolitanos.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado na quinta-feira (2) e abrange todos os serviços de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e de trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (metrô), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da ViaQuatro e da Via Mobilidade na capital paulista e na Grande São Paulo.
A gratuidade será concedida entre as 9h e as 21h nos dois dias de provas, em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano, da mesma forma como foi anunciado o funcionamento do esquema gratuito referente aos ônibus municipais de São Paulo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa. O objetivo é facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.
A SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus ao longo dos dois domingos e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes.
No dia dos testes, os portões de acesso ao ambiente do exame serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação da prova começará às 13h30 em ambos os dias, conforme publicação no edital.
VEJA MAIS: Eu ou mim? Veja os 11 erros de português mais comuns para evitar na redação do Enem
Esteja atento ao formato da prova A Fuvest cobra uma dissertação argumentativa, na qual o estudante deve seguir um formato, aconselhado a dividir em quatro parágrafos: introdução, desenvolvimento um, desenvolvimento dois e conclusão. Vale ressaltar qu...
Esteja atento ao formato da prova A Fuvest cobra uma dissertação argumentativa, na qual o estudante deve seguir um formato, aconselhado a dividir em quatro parágrafos: introdução, desenvolvimento um, desenvolvimento dois e conclusão. Vale ressaltar que não é preciso inserir a proposta de intervenção, que é obrigatória no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas é necessário colocar título LEIA: Fuvest 2024: redação para a USP é diferente do Enem; saiba como organizar seu texto



























